Tem algumas coisas que eu tenho notado nesses três anos de militância no feminismo, uma delas é que feminismo é confundido muitas vezes com um partido, ou uma preferência partidária. Feminismo vira uma bandeira ideológica, como se fosse um outro tipo de machismo e como se tivesse realmente um partido político por detrás disso. Feminismo é um ato político, lutar por direitos é um ato político. Feminismo, portanto, é um conceito que traduz essa ideia de luta.
Pensar nele como um outro tipo de opressão é inverter o real sentido do movimento, é confundir a luta, é mudar seu foco. Parece que temos um sério problema com a nomeação que o movimento carrega quando dito em voz alta por aí. Um problema de semântica. O sentindo que deve ter quando alguma mulher diz "eu sou feminista" é que ela participa de um movimento de luta. Luta por igualdade, protagonismos e questões urgentes que a serem debatidas e resolvidas e por isso é preciso que as mulheres se organizem (no feminismo) para que eles aconteçam, para que ganhe corpo, vida.
Se o sentido não for esse, então temos um outro grande problema no que os movimentos sociais estão se tornando. Quando eu digo a alguém que sou feminista, não quero que nenhuma bandeira partidária me represente, não quero que nenhum rótulo se forme. Outra coisa também que deve ser refletida é a mudança de foco da luta, a substituição por ódio e a perda do real porquê lutar por tal causa.
Esses dias estava em um grupo no Facebook que foi feito para compartilhar receitas veganas, e entre um comentário ali e aqui percebi que tinha mais gente reclamando das pessoas que postaram foto da bolacha que não é considerada vegana, do que de fato dividindo a experiência em aderir a essa forma de vida. Assim que o foco da luta vai se desviando, tratar mal as pessoas, e ter ódio não é o motivo de lutar por um modo alimentar e de vida que visa não matar os animais, não degradar a natureza. Do que adianta ter tanta vontade de mudar de um lado, e regredir em outros pontos?
E o ódio parece presente no discurso de muitas pessoas e há a ausência do principal: cooperação. Ajudar de verdade, levantar e agir de fato. Acredito nos grupos que não se pautam apenas na teoria ou na criação de um rótulo, vou dizer pelo feminismo, pois é o que mais faz parte da minha vida, mas isso serve para outros. Acredito no feminismo que torna mulheres cada vez mais, principalmente as das classes sociais mais baixas, protagonistas, a terem perspectiva de vida, enxergarem mudanças, acredito nas mulheres de coletivos que vão atrás de questões sérias que podem ser resolvidas, que estão ali usando a sua voz e ajudando outras a terem voz também, que não se limitam só em publicar nas redes sociais sobre o quanto as mulheres são oprimidas, mas que na hora da verdade, faça algo para mudar. Se não for assim, então toda luta é em vão.
Obrigada pelo post, querida. Concordo com muitas coisas que você disse, ótimo ter publicado no nosso coletivo, bom para outras meninas verem tbm.
ResponderExcluirBeijinhos, boa semana!!
Que bom :)
ExcluirIsso aí! Muita gente luta por umas coisas e depois se contradiz com outra, desnecessariamente. Acerta em uns pontos, mas erra em outros. Conheço muitas pessoas que são assim.
ResponderExcluirBeijos!
www.likeparadise.com.br
Pois é... Muitas contradições :/
ExcluirOlá, tudo bem?
ResponderExcluirAdorei a forma como abordou o assunto. Sem deixar de mencionar algo que falou muito verdadeiro, independente do assunto, sempre vai ter pessoas que se contradizem no que dizem. Acredito que buscar a igualdade é algo muito válido, de verdade. Mas o erro mais recorrente que eu vejo em pessoas que se dizem feministas, é generalizar. Se é homem não presta e coisas do tipo, isso de fato me irrita. Sou homem, mas se ver um garota de roupa curta na rua, não acharei que posso estrupar-la por isso. Mais uma vez enfatizo, excelentes suas palavras.
Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/
Obrigada pelo comentário.
ExcluirAté!
Boa tarde! Tudo bem?
ResponderExcluirEstou tentando voltar com meu blog e gostaria que você voltasse por lá qualquer hora dessas, se puder, é claro.
Desculpe o comentário copy-cola, mas somente dessa vez tô usando ele pra conseguir passar em todos os blogs e filtrar os que estão ou não ativos com rapidez. Espero que entenda.
Beijinhos... te espero lá ;*
www.espinhapunk.blogspot.com
Que bom que está de volta. Já passei lá!
Excluir