Dois métodos de organização

21 de abril de 2018


Oie, hoje vou ensinar dois métodos que me ajudam muito na organização de tarefas, horários, etc. Manter o dia a dia organizado é uma forma de aproveitar melhor o seu tempo, com isso você consegue visualizar seus horários, encaixar algo que gosta de fazer, perceber que tem uma  horinha a mais que dá pra descansar e que você nem percebeu antes, além de tudo ajuda na qualidade do cotidiano!
Método 1 - Visão geral  (método da primeira foto)
Escrevo no meu bullet journal (você pode fazer isso na agenda, caderno, numa folha de sulfite, onde você preferir) os horários do meu dia, desde a hora que eu acordo até a hora de dormir (geralmente coloco uma hora a mais do planejado para encaixar os imprevistos) ao lado dos horários vou encaixando blocos que me dizem o que eu faço naquele horário, exemplo: das 5h até as 7h30 eu acordo, preparo meu café da manhã e vou pra faculdade, no percurso eu faço leitura de algum livro e/ou leio uma notícia em inglês e/ou adianto alguma coisa da faculdade. Meu percurso é demorado então ter algumas opções de como aproveitá-lo me ajudou muito a otimizar o tempo.
E assim vou seguindo os horários fazendo a mesma coisa, das 16h até as 18h eu finalizo os horários de estudo e/ou estou em percurso pra voltar pra casa, faço meu lanche da tarde e vou pra academia. Do lado eu preencho com alguns blocos com lembretes de coisas que faço que melhora a rotina, tipo deixar tudo organizado durante a noite ao invés de fazer isso de manhã, meditar antes de dormir, etc. Minha rotina é flexível, portanto, esse método me ajuda a visualizar minhas opções de acordo com tudo que faço durante a semana.

Método 2 - Visão diária



Esse método eu faço no Excel (dá pra fazer sem utilizar essa ferramenta) e geralmente eu imprimo e colo em um lugar que visualizo sempre (no meu caso é na minha agenda). Trata-se de separar cada dia da semana (faço sempre até sexta meus planejamentos) e colocar os horários, desde a hora que eu acordo até a hora que eu durmo (nesse caso, eu só coloquei até a hora da minha última atividade) você pode colocar os horários que você achar melhor, o importante é englobar a maior parte das suas atividades durante o dia. E em cada dia da semana eu preencho de acordo com os horários os afazes do dia, exemplo: 8h00: primeira aula, 12h00: almoço, etc. A diferença desse método para o primeiro é que nesse eu não visualizo tão bem as alternativas do dia a dia, exemplo posso almoçar 12h ou 14h depende do dia da semana, posso aproveitar o horário do percurso pra fazer tal coisa, etc. Mas também é muito bom pra organizar e é mais prático.

Existem outros métodos para organizar a rotina que eu uso e aprovo (farei em outras postagens futuramente) manter essa organização ajuda muito!! Claro que não é todo dia que estamos produtivos e isso é normal, mas manter essa visualização da rotina ajuda muito na produtividade, qualidade de vida e muitos outros pontos positivos. <3

Postado por: Gabriela Marcondes





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Abre Aspas. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
DESIGN E DESENVOLVIMENTO POR SOFISTICADO DESIGN.