O melhor jeito de estudar literatura

15 de junho de 2018


É muito comum que durante a época de estudos para o vestibular nossa atenção não se volte da mesma forma para todas as matérias. O que ouço de muitos alunos é a dificuldade de estudar humanas, visto que a atenção muitas vezes se volta mais às exatas. Falando da minha área, algumas das dicas que tenho nas mangas para dividir com vocês que têm dificuldade para estudar literatura são: 

1 - Alie as aulas de literatura com as de história

As produções literárias que estudamos foram escritas dentro do contexto de uma época, portanto quando estudamos x período literário devemos lembrar da contextualização histórica desse período. É dessa maneira que fazemos relações mais aprofundadas da obra e de seu tempo, de seus impactos e do que elas agregam para o agora. Por isso estude história relacionando com a literatura e vice e versa. 


2 - Não se limite às aulas, fiche um material a parte

Não adianta apenas assistir às aulas, é importante ter um bom material didático em mãos e fazer o fichamento dos textos, de modo a destacar o que é mais importante. O ato de ler e escrever ajuda no processo do entendimento, por mais "fácil" que o conteúdo possa parecer, assistir à aula sobre ele não basta e você corre mais chances de esquecê-lo no dia da prova. Depois das aulas e dos fichamentos o exercícios também são fundamentais.

3- Procure sempre relacionar as obras da lista 

É cara da FUVEST elaborar questões de literatura relacionando as obras da lista entre si. As perguntas podem cobrar as diferenças entre elas ou as semelhanças, as questões políticas que entram em contraste, as históricas, os perfis dos personagens, etc. Dessa forma, esteja preparado já na hora da leitura, reflita se ela tem algum ponto de encontro com outra que você leu, as diferenças essenciais. Veja um exemplo da FUVEST 2017 que cobra essa relação entre as obras:



4 - Assista à palestras de obras literárias

Além de ler o livro da lista de leitura obrigatória, assistir às palestras das obras é essencial. O professor sempre chama atenção para um ponto que na sua leitura pode ter passado desapercebido ou também pode ajudar para aquelas obras que não deu tempo de ler. Caso você não tenha lido algum livro da lista a tempo do vestibular, o fundamental é assistir à aula sobre ele ao invés de só ler o resumo. Esses eventos estão sempre acontecendo nas bibliotecas municipais, cursinhos ou universidades, fiquem atentos às páginas do Facebook e sites sobre o assunto.

5 - Estude literatura dentro do contexto de outras artes

Como colocado no item 1, que pede para aliar as aulas de história com as de literatura, alie também a literatura e as outras artes: esculturas, pinturas, músicas... Se você está estudando, por exemplo, o Romantismo na literatura, vá além! Pesquise os pintores desse período, as músicas que estavam sendo produzidas, as relações dessas artes com as obras literárias. O vestibular está cada vez mais explorando isso, é muito comum ver no ENEM a análise de canções e de pinturas. Então, fique esperto!

Confira aqui a lista de obras obrigatórias dos vestibulares:



Postado por: Carolina Marcondes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Abre Aspas. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
DESIGN E DESENVOLVIMENTO POR SOFISTICADO DESIGN.